Educação vs. instrução

newman-ross-2

Retrato do jovem Newman, por Ross

John Henry Newman (1801-90), sacerdote católico, disse, a respeito da educação de seu tempo, que “o homem moderno é instruído, mas não educado. Aprendeu a fazer coisas, e a pensar o suficiente para fazê-las, mas não aprende a pensar para além disso“.

Esse é um tema que permite diversas abordagens. De início, estou com Aristóteles (384-322 a.C.): todo homem tem por natureza o desejo de conhecer. Ocorre, porém, que por diversas circunstâncias da vida muitos desenvolvem verdadeira aversão à reflexão, à busca das causas. A imagem de fundo, que dá força a esse posicionamento vital, é ainda a de Tales de Mileto tropeçando e caindo ao chão porque observava, distraído, as estrelas.

A aversão ao pensamento, na acepção que a ele deu Newman neste fragmento, é a aversão à filosofia. Nem todo mundo tem vocação para filósofo. Mas todos temos vocação para sermos seres humanos. E ser humano é ser alguém que busca respostas, que busca ir além do finito, do limitado. Podemos até não atualizar essa potencialidade que está, em graus variados, em cada um de nós. Não podemos, contudo, reprimi-la e afastá-la da vida social. À medida em que fazemos isso, tornamo-nos simulacros de máquinas; morremos um pouco a cada dia.

O ensino que se ministra hoje nas escolas e nas faculdades passa muito longe dessa discussão. Aparentemente, as autoridades do Ministério da Educação não se atribuem nenhuma missão civilizacional, não querem efetivamente educar pessoas, mas apenas ministrar disciplinas e ensinar que o a origem do homem é o macaco.

A verdadeira educação é aquela que animava os gregos; é aquela que foi cultivada na Idade Média cristã. A educação que damos hoje a nossos alunos não busca nada além de domesticar pessoas e ensiná-las a fazer coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s